• Condomínio Parque Avenida

Saiba Quais São as Normas para Condomínios Comerciais




Com o tempo, os condomínios comerciais têm se tornado mais populares e cada vez mais completos. As estruturas abarcam uma infinidade de coisas e oferecem conforto e praticidade, sendo um apoio fundamental aos negócios.

Mais do que um espaço empresarial, o próprio condomínio em si funciona como pessoa jurídica e deve seguir leis específicas. Isso é muito importante para garantir a boa convivência entre empresários, clientes e colaboradores.

Se este é um assunto novo para você, continue a leitura para entender os pontos mais importantes desta regulamentação!


O papel do síndico

Fundamental para o funcionamento do condomínio, o síndico desempenha o importante papel de manter toda a estrutura em perfeito funcionamento. Para isso, ele deve identificar problemas e buscar as melhores soluções relativas as áreas comuns do empreendimento.

Nos prédios comerciais a movimentação é muito intensa e, consequentemente, o desafio de manter o bom funcionamento da rotina é maior. A segurança exige mais atenção e a manutenção estrutural se torna mais constante e complexa, por exemplo.


A convenção e o regimento interno

Os condomínios comerciais devem ter uma convenção e um regimento interno bem detalhados. Entre os assuntos que devem ser abordados nestes documentos estão:

  • Normas para a definição do síndico e as suas atribuições;

  • Escolha dos conselhos;

  • Quórum para aprovação de pautas.

Todas as normas devem ser específicas e as áreas comuns merecem uma atenção especial. Além disso, registrar as entradas e saídas de todas as pessoas que passam pelo condomínio e estabelecer procedimentos para o uso de materiais perigosos, é essencial.

O síndico deve ter jogo de cintura para lidar com as mais diversas situações, e quando está resguardado pela convenção e pelo regimento interno, tem mais segurança para desempenhar sua função.


As normas do condomínio comercial

Existem normativas bem rigorosas para o convívio em condomínio:

  • Não colocar móveis que ultrapassam o peso exigido por lei;

  • Não jogar objetos sólidos ou líquidos das janelas;

  • Não colocar vasos de plantas em janelas ou terraços.

Pode até parecer questão de bom senso, já que preza pela segurança patrimonial e pessoal. Em situações de emergências, por exemplo, é autorizado arrombar portas para resolver problemas.


Outras proibições e cuidados são:

  • Proibição da presença de vendedores ambulantes;

  • Cuidados com o descarte do lixo, que deve ser embalado da forma correta e colocado no local indicado.

A rotina em um condomínio comercial é repleta de desafios. Por isso, é importante escolher um local que tenha um funcionamento excelente e uma administração impecável para que a sua empresa possa desfrutar de um ambiente saudável e propício para os negócios.


Conheça o Condomínio Parque Avenida e surpreenda-se!