• Condomínio Parque Avenida

REGRAS BÁSICAS DO CONDOMÍNIO COMERCIAL


O condomínio comercial se diferencia do residencial em muitas coisas. Por isso, requer regras próprias para manter o bom funcionamento.


Com suas particularidades, este tipo de empreendimento tem normas próprias de funcionamento, que permitem que os funcionários, clientes e negócios estejam em harmonia.


Condomínios comerciais são comuns no Brasil, mas ainda geram bastante dúvida. Para entender como é o funcionamento desses lugares no dia a dia, continue a leitura!


Como definir as normas do condomínio comercial?


Antes de falar sobre as regras em si, é preciso ter em mente que todas as normas devem obedecer ao Código Civil. No escrito legal há determinações sobre a propriedade e o condomínio, incluindo sua definição e registro, direitos e deveres do condômino, administração e outros.


Sabendo disto, o que for definido para o empreendimento deve estar na Convenção e no Regimento Interno. Esses documentos devem ser de fácil acesso a todos que transitam pelo local.


Existem semelhanças com as regras dos condomínios residenciais, mas a alta circulação de pessoas faz com que a segurança seja reforçada. Já deu para perceber que é um pouco mais complexo, não é mesmo?


Quais são as regras básicas do condomínio comercial?


Para funcionar, algumas regras básicas existem em quase todos os locais, como:


Horário de mudanças e obras


É mais comum que ocorram em horários não comerciais, finais de semana e feriados para não atrapalhar o funcionamento dos outros negócios.


Uso das áreas comuns


Diferentemente dos condomínios residenciais, nos comerciais as áreas comuns são de convivência, não de lazer, por isso é preciso ter algumas regras para seu uso.


Uso da garagem


Geralmente, é um espaço usado por proprietários e inquilinos. Mas, em alguns casos, podem ser abertas por meio de aluguel. Quando for assim, é preciso estabelecer condições iguais a todos os usuários.


Segurança


Com o grande fluxo de pessoas, as regras de segurança devem ser reforçadas e devem incluir a segurança dos usuários e da edificação. Para isso é possível estabelecer que:


  • é proibido ter materiais explosivos ou inflamáveis nas dependências do condomínio;

  • o sistema de controle de incêndio deve informar rotas de fuga e alarme de evacuação (AVCB);

  • qualquer pessoa que entre no condomínio tenha que se identificar na recepção.

Gostou de saber mais sobre as regras básicas do condomínio comercial? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!