• Condomínio Parque Avenida

Macro Gestão de condomínios: planejamento estratégico é essencial


Administrar um empreendimento não é tarefa fácil. A macro gestão de condomínios passa pelo planejamento estratégico e se assemelha a gerenciar uma empresa.

Nesse sentido, usar técnicas de administração é um facilitador. Para que isso funcione é preciso traçar metas e objetivos a curto, médio e longo prazo que estejam além de questões individuais.

Se preocupar com a gestão de pessoas, redução de custos e com o funcionamento geral do edifício é um comportamento da boa liderança. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!


A macro gestão de condomínios

O planejamento estratégico no condomínio faz com que o trabalho do síndico seja eficiente e atenda às expectativas que estão no seu escopo. Ter objetivos ajuda em um maior controle das finanças, na previsão de obras e melhora a administração como um todo.

Não é possível gerir um condomínio só resolvendo conflitos individuais. Por isso, fique atento às dicas de hoje:


Tenha um panorama

Avalie detalhadamente a situação do condomínio. Saiba quais são os principais custos e problemas. Pense em possíveis soluções.

Com essas informações, as metas traçadas poderão ser cumpridas com excelência.


Faça uma lista de tarefas

Liste tudo o que precisa ser feito. Uma boa dica para isso é separar por setores, como gestão de pessoal, manutenção, contratos e outros.

Assim, a chance de algo passar batido é minimizada.


Defina prioridades

Saiba quais são as tarefas corriqueiras e quais são as extraordinárias. A manutenção dos jardins, por exemplo, exige uma atenção semanal. Já a limpeza das caixas d’água tem um espaçamento de tempo maior.

Sabendo disso, é possível definir prioridades e realizar tudo.


Planeje o futuro

Mesmo tendo que realizar ações urgentes, trace planos a longo prazo. Contabilizar e prever despesas para manutenções maiores e manter uma reserva de emergência é uma forma de planejamento futuro.


Repense soluções

Tenha um olhar crítico com os processos já adotados no condomínio e não se acomode. Dedique um tempo para rever questões orçamentárias e estruturais.


Tire ideias do papel

O planejamento estratégico só é bom se for aplicado. E, para ter resultados é preciso envolver colaboradores e condôminos no processo.


Esse é um esforço que compensa e melhora a rotina de todas as pessoas. Seja em um condomínio comercial ou residencial, a macro gestão deve ser pensada para facilitar o dia a dia e melhorar o fluxo.


Quando isso está em um ambiente de trabalho pode afetar ainda a produtividade e o sucesso dos negócios. Conheça o ambiente perfeito para a sua empresa e surpreenda-se com o que o Condomínio Parque Avenida oferece!