• Condomínio Parque Avenida

HOME OFFICE EM CONDOMÍNIOS: QUAIS OS LIMITES?

Desde que a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil, o trabalho remoto se tornou uma alternativa segura para muita gente. Essa opção se aplica a vários setores, mas traz alguns desafios.


Uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2010 aponta que 10% dos brasileiros vivem em condomínios. E, neste novo contexto, quais são os limites do home office?


Continue a leitura para entender as regulamentações e orientações para trabalhar em casa!


Regulamentações sobre home office em condomínios


Não existe uma regulamentação específica que determine os limites do trabalho em casa. Entretanto, os condomínios, por sua constituição, tem sua atividade principal bem definida, comercial ou residencial.


Por isso, quem está exercendo a profissão em sua unidade deve ficar atento para que o espaço continue sendo, predominantemente, domiciliar. O escritório em casa não é proibido, mas tem certas limitações estabelecidas pela convenção interna do prédio.


Este documento, geralmente, estabelece as regras de atividade comercial. Em alguns casos, pode até trazer regulamentações específicas para o home office, por isso, é preciso ler e seguir o texto.


Orientações para home office


Se não há regulamentações específicas para o home office, o bom senso é o melhor guia. Os horários de silêncio devem ser respeitados e não é possível exercer uma atividade com grande fluxo de pessoas entrando e saindo do condomínio.


Além disso, os recursos do condomínio não devem ser usados em benefício próprio. Tudo o que é de uso ou rateio coletivo não deve ser usado para fins comerciais.


Possíveis problemas no home office


O síndico é o responsável pelo bom funcionamento do condomínio. Por isso, se alguém ultrapassa os limites da sua residência, é possível que a administração seja acionada para resolver a questão.


Se a sua atividade está indo além do suporte que a sua casa oferece, é possível buscar outras alternativas seguras que não interfiram no funcionamento do condomínio. Alguns exemplos são os escritórios compartilhados ou até mesmo uma sala comercial, sempre seguindo os protocolos de segurança.


Agora que você já entendeu quais são os limites do home office em condomínios, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais. Assim, mais pessoas ficarão informadas.