• Condomínio Parque Avenida

O Perfeito Equilíbrio Para a Vida

Em artigo anterior falamos sobre as camadas atmosféricas da Terra e sua importância para a vida e dos cuidados que se deve ter para a sua preservação, pois todo o ecossistema da terra depende desse equilíbrio atmosférico. Leia o artigo.


Em um período distante de nossa civilização, as pessoas olhavam para o céu e viam um objeto que se deslocava solitariamente e deram o nome de errante. Hoje sabemos que esse errante é um planeta, em contrário das estrelas que se movem em bloco, e como sabemos a Terra é um planeta com sua órbita solitária em torno do sol, com condições favorável a vida devido a suas camadas atmosféricas, ainda não detectável em nenhum outro planeta do sistema solar.


Perguntas tradicionais das do tipo: de onde viemos? Para onde vamos? Qual a razão de estarmos aqui? Do ponto de vista científico, não há resposta conclusiva, apesar de muita especulação. Entretanto, sabemos que a vida é uma estrutura complexa e para sobreviver e proliferar precisa de condições ideais de temperatura, qualidade do ar, etc. E isso vem sendo alterado pelas mudanças climáticas, devido a poluentes lançados na atmosfera como o dióxido de carbono. Você provavelmente já ouviu essa expressão: “tudo na Terra funciona em perfeito equilíbrio”. Isso faz muito sentido, porque os poluentes emitidos pelas atividades econômicas, causa um desequilíbrio na temperatura da terra.


Recentemente em mais um encontro das partes ou COP26 onde um acordo para redução em 45% de dióxido de carbono na comparação com 2010 até 2030, e de neutralidade de liberação de até 2050 foi firmado. Entretanto não se conseguiu acordo para eliminação do uso do carvão e de subsídios para combustíveis fósseis, o que é muito preocupante por que contribuem para o aumento da temperatura da Terra acima de 1,5ºC o que seria catastrófico para a vida na terra, ou seja, está se colocando em risco nossa própria sobrevivência.


Então, precisamos urgentemente mudar nossa cultura, pois ela reflete em nosso comportamento que é danoso ao meio ambiente com consequências que podem comprometer as futuras gerações.