• Condomínio Parque Avenida

Energia limpa: sustentabilidade na arquitetura comercial



A sustentabilidade tem um pilar essencial, o da energia limpa (o ambiental). Dentro da arquitetura comercial o tema vem ganhando cada vez mais destaque e a construção de edifícios eficientes energeticamente é um diferencial de mercado.

Encontrar maneiras de reduzir gastos e investir em formas menos poluentes de gerar energia é uma urgência. A funcionalidade deve estar alinhada ao meio ambiente para que tudo flua em harmonia.

A autossuficiência energética é um bom caminho para isso e, aliada às tecnologias corretas, é possível chegar até a um consumo zero, em que o gasto é igual à quantidade de energia renovável produzida no local ou adquirida de outras fontes de energia renováveis.

Em Belo Horizonte temos um bom exemplo desta aplicabilidade. O Condomínio Parque Avenida tem um projeto arquitetônico inteligente, com placas de energia solar, parceria com usinas solares e utilização da luz natural e do isolamento térmico.

Quer saber mais sobre essas estratégias e como isso se reflete no seu negócio? Continue a leitura!

Quais são os benefícios da sustentabilidade na arquitetura comercial?

A energia fotovoltaica está entre as estratégias mais utilizadas para sustentabilidade. Condomínios como o Parque Avenida, que produzem sua própria energia, devem buscá-la de fontes renováveis e limpas.

A autoprodução de energia é apenas metade do caminho. Para serem verdadeiramente sustentáveis os edifícios também devem levar em consideração a gestão da água, resíduos, acessibilidade, entre outras.

Na prática, os condôminos do Parque Avenida recebem muitos benefícios:

  • maior qualidade de vida;

  • menor impacto socioambiental;

  • maior aproveitamento dos recursos naturais.

Como construir um edifício sustentável?

Para ter o título de sustentável é preciso que os desenhos arquitetônicos sejam voltados à eficiência. Um bom exemplo é aumentar a entrada de luz natural para reduzir a iluminação artificial e a necessidade de sistemas de climatização.

O prédio deve ser entendido como um todo em que os elementos naturais e a construção dialogam. Para isso, é preciso observar a dimensão e posicionamento de janelas, orientação solar, isolamento térmico nas paredes e tetos, portas, varandas, abas e lajes.

A incidência da iluminação natural auxilia na economia de energia, além de gerar conforto e não sobrecarregar os sistemas de climatização.

Edifícios de alta eficiência energética ainda são muito raros. Contudo, já é possível ver projetos arquitetônicos eficientes que podem reduzir o consumo rumo à autonomia energética em edifícios.

Além de ser um condomínio sustentável, o Parque Avenida tem uma variedade de serviços por meio dos agentes econômicos instalados, por entenderem que fizeram a melhor escolha na relação custo-benefício.

O Condomínio é um ecossistema completo de negócios, aliando espaços multiuso, salas de reuniões compartilhadas, espaços para eventos e serviços de alto padrão para dar suporte a todas as demandas necessárias para a realização de negócios.

Se interessou? Entre em contato e saiba mais!