• Condomínio Parque Avenida

CONHEÇA AS REGRAS BÁSICAS DE CONVIVÊNCIA NO CONDOMÍNIO


Quando se estabelece uma relação de copropriedade é essencial que haja tolerância e respeito entre as pessoas que transitam pelo empreendimento. Para isso, existem as regras básicas de convivência no condomínio.


A harmonia ajuda a evitar problemas e reduz estresses entre os usuários. Neste processo, cada um deve fazer a sua parte para garantir o bom funcionamento do todo.


Entender que se vive em comunidade é saber respeitar o espaço do outro. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ser aplicadas em qualquer lugar e ajudam a manter um bom clima entre condôminos, administração, funcionários e visitantes. Continue a leitura para saber quais são as regras básicas!


Controlar o barulho


Uma coisa que incomoda todo mundo é o barulho. Por isso, saber controlar os ruídos é muito importante. Às vezes, não é possível evita-lo, como no caso de mudanças ou reformas. Use sempre o bom senso


Ser cordial


Educação é essencial para conviver com o outro. Saiba que sorrir ou dizer uma frase amigável pode fazer toda a diferença no dia de alguém. Já ouviu que gentileza gera gentileza? Então, seja cordial.


Atentar às regras de segurança


O controle de acesso é a primeira regra de segurança em um condomínio. Todos devem respeitar essas medidas para garantir a proteção dos usuários. Condôminos e funcionários não podem fazer exceções de acesso.


Respeitar o uso dos espaços comuns


Como o próprio nome diz, o espaço é comum, por isso, todos devem zelar pelo local e respeitar a sua destinação de uso. Sempre lembrando que outras pessoas também podem usufruir da área.


Liberar o elevador


Não se deve ficar segurando o elevador em um andar, principalmente em horário de pico. Todos têm o direito de usá-lo e quando houver mudanças e compras grandes, preferencialmente, é melhor solicitar o uso do elevador de serviço.


Cuidar do lixo


Os lixos devem ser descartados no local correto para manter a boa higiene do condomínio e evitar desentendimentos. Assim, não se deve jogar lixo no chão ou pela janela e todas as sobras devem ser embaladas da maneira correta.


Respeitar os funcionários


Em um condomínio, geralmente, há funcionários que cuidam da limpeza, manutenção, portaria, segurança e jardinagem. Esses profissionais estão desempenhando papéis importantes para manter o bom funcionamento do empreendimento e merecem respeito. Caso haja alguma queixa sobre algum deles, vá até a administração.


Atentar às regras da garagem


No condomínio, as vagas de garagem são livres e de direito de uso das unidades, lembrando que o 2º subsolo é exclusivo para condôminos. Ao usar a garagem é preciso dirigir em baixa velocidade e não ficar buzinando. Outra questão importante é que a garagem se dedica a guardar veículos, portanto, não deve ser usada como depósito.


Estar em dia com as taxas condominiais


As taxas do condomínio são o rateio das contas entre os condôminos. Estar com elas em dia garante o bom funcionamento de tudo, incluindo o pagamento de contas e funcionários, manutenção, limpeza e administração.


Seguindo essas regras básicas de convivência no condomínio, certamente, o clima será mais amigável.


Gostou do conteúdo? Que tal saber também quais são os direitos e deveres do condômino? Boa leitura!