Condomínio Parque Avenida
Integrar arquitetura e paisagismo cria ambientes mais sustentáveis

As construções modernas estão cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade. Dentro deste conceito, a integração entre arquitetura e paisagismo é capaz de criar ambientes funcionais e em harmonia com a natureza.
Opções como teto e paredes verdes que auxiliam no controle da temperatura interna e jardins que ajudam a absorver a água da chuva, estão entre as soluções dos profissionais da construção civil para minimizar o impacto da urbanização.
Colaborar para a preservação de diversos ecossistemas envolve planejamento estratégico e vai muito além da estética. Na prática, edifícios empresariais como o Condomínio Parque Avenida, demonstram os benefícios sociais e empresariais desta integração.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Integração entre arquitetura e paisagismo
Essa é uma relação que tem se tornado fundamental para a manutenção da vida urbana. Proporcionar às pessoas maior contato com o meio ambiente é garantir melhor qualidade de vida.
A arquitetura e a engenharia são um dos maiores fatores de interferência ambiental. Para que uma construção aconteça é preciso moldar ou até mesmo modificar um terreno, o que pode interferir no ecossistema que já estava ali.
A arquitetura sustentável vem para equilibrar as coisas. De um lado há a constante expansão urbana, do outro a devastação da natureza. Por isso, projetos com menos impacto ambiental se fazem necessários e auxiliam o meio ambiente e aqueles que o rodeiam.
Natureza e ser humano
A relação entre seres humanos e natureza deve ser priorizada. Não há vida sem um ecossistema saudável. Extrair e consumir recursos naturais de forma irresponsável trouxe muitos problemas à humanidade e é preciso minimizar (ou quem sabe até reverter) esses efeitos adversos.
A luz solar, a chuva e as árvores, melhoram consideravelmente a qualidade do ar que o ser humano precisa para viver. Por isso, ao invés de desmatar, que tal trazer a natureza para dentro dos empreendimentos?
Construir com menos impacto ambiental
Adequar as construções à topografia existente, sem que haja necessidade de grandes ajustes na inclinação, é uma boa opção para minimizar os impactos no ambiente. Outra opção é usar as árvores do terreno como protagonistas e evitar ao máximo o desmatamento.
Projetar a partir dos aspectos naturais presentes auxilia não só na manutenção do espaço original, mas contribui com a qualidade de vida das pessoas que irão frequentar o local.
Arquitetura comercial e meio ambiente
Uma das formas de integrar a arquitetura empresarial à natureza é optar por soluções sustentáveis. Algumas delas são:
captação de energia solar e água da chuva;
telhados verdes;
ventilação cruzada.
O Parque Avenida é um condomínio sustentável com práticas ESG. O diferencial ambiental também tem impactos diretos no seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato!